Menu Principal

Para clientes Caixa e BB, calendário PIS/Pasep começa antes

Clientes dos dois bancos estatais receberão o dinheiro das cotas direto na conta dois dias antes do calendário normal. Para isso, é necessário estar com o cadastro em dia.

 

O calendário de saques do PIS/Pasep, que teve a liberação antecipada pela MP 797/2017 para pessoas mais jovens do que o usual, começa nesta quinta-feira (19). Os cotistas com 70 anos ou mais são os beneficiados dessa primeira rodada. Quem for correntista ou tiver conta poupança da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, no entanto, receberá o dinheiro direto na conta dois dias antes do prazo normal. Ou seja, nesta terça-feira (17).

Para o depósito em conta, porém, é preciso que o cadastro do trabalhador esteja em dia no banco.

Segundo a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelas cotas do PIS, e o Banco do Brasil, encarregado das cotas dos empregados do setor público (Pasep), entre os erros mais comuns nos cadastros dos beneficiários estão: RG ou outro documento e data de nascimento com números errados; dois números do PIS ou identidade diferente vinculada ao documento; erro no nome da mãe; nome de casado desatualizado; entre outros.

Há duas maneiras para os trabalhadores consultarem suas informações referentes ao PIS. A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, disponível na página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento” para verificar os dados.

Publicidade

Error setting up player:
Invalid license key

A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Se preferir, o trabalhador também pode ir pessoalmente a uma agência da Caixa.

No caso dos empregados do setor público, os recursos estão sob a responsabilidade do Banco do Brasil. No site do banco há uma página dedicada ao programa, com informações e também um caminho para consulta de cotas.

Caso o participante do Pasep necessite regularizar o cadastro, basta comparecer à qualquer agência do Banco do Brasil e apresentar os seguintes documentos: documento de identidade; CPF; título de eleitor (se houver); carteira de trabalho – CTPS; certificado de inscrição no PASEP ou registro do número de inscrição na CTPS ou extrato do participante que pode ser obtido na própria agência.

Se o beneficiário quiser verificar o cadastro pessoalmente, basta ir a uma agência do BB com o RG em mãos.

Confira o calendário de liberação do PIS/Pasep:

19 de outubro: cotistas com mais de 70 anos de idade.

17 de novembro: recursos para cotistas que estejam aposentados e servidores oriundos da Reserva e Reforma Militar.

14 de dezembro: para demais cotistas homens com mais de 65 anos (perfil de 850 mil cotistas)e mulheres com mais de 62 anos (750 mil cotistas), incluídos no saque pela MP 797/2017.

Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhe:

Deixe um Comentário

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>