Menu Principal

Governo da Espanha diz que Catalunha pode sofrer “recessão” por impasse político

Caso não haja solução imediata, autoridades espanholas afirmaram que projeção do crescimento em todo país será reduzida em 2018.

 

A vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, afirmou nesta sexta-feira (13) que a Catalunha corre o risco de entrar em uma “recessão econômica”, caso o impasse em relação à separação dela do restante do país continue. A autoridade do governo do premiê Mariano Rajoy disse que, caso não se produza uma solução imediata e os separatistas catalães desistam da independência, o governo considera reduzir a projeção de crescimento de todo o país para 2018.

Cerca de 40 bancos, multinacionais e empresas de médio porte mudaram suas sedes, com o objetivo de evitar potenciais problemas mais graves diante da crise política. Essas ações são até agora em grande medida simbólicas e o impacto tem sido limitado, já que elas não envolvem a realocação de escritórios, empregos ou ativos.

A vice-premiê, porém, notou que o investimento na Catalunha está em queda. Ao citar fontes ligadas ao tema, ela afirmou que o setor de turismo na região viu seus negócios sofrerem uma queda de entre 20% e 30% no último mês.

As informações são da Associated Press.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>